Você está em: Perguntas Frequentes
1) O QUE É O BOLSA FORMAÇÃO?
O Bolsa Formação estudante é a oferta de vagas em cursos técnicos subsequentes, preferencialmente aos estudantes do Ensino Médio de escola pública ou brasileiros que concluíram o ensino médio em escolas privadas com 100% de bolsa.
2) QUEM PODE PARTICIPAR DO PRONATEC?
Para participar do Programa Pronatec é necessário ter o ensino médio completo. A escolha do candidato que irá ocupar a vaga será selecionada de acordo com o grau de prioridade intitulada pelo MEC, sendo elas, primeiramente, brasileiros que tenham concluído o ensino médio em uma instituição pública ou brasileiros que concluíram o ensino médio em uma instituição privada com 100% de bolsa. Lembrando que, a nota do ENEM também será utilizado como critério no processo de seleção dos candidatos, sendo elas não obrigatório em caso onde não há concorrência.
3) POR QUE FAZER UM CURSO TÉCNICO?
O mercado está em busca de profissionais da área técnica. Hoje, há mais 7 milhões de vagas disponíveis no mercado para este profissional. Os cursos técnicos têm como objetivo a formação de um profissional para o mercado de trabalho. São cursos em áreas totalmente específicas que visam formar profissionais qualificados em determinadas áreas a em um curto período de tempo, inserindo- o no mercado com rapidez.
4) O CURSO É GRATUITO?
Sim, você irá estudar em uma instituição privada, onde, o curso técnico será oferecido gratuitamente pelo Governo Federal
5) SISUTEC E PRONATEC SÃO A MESMA COISA?
Não. Apesar de estarem relacionados, Sisutec e Pronatec são programas diferentes. O Pronatec é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, uma iniciativa do governo federal que amplia a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes. Já o Sisutec, Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, é a principal forma de acesso aos cursos técnicos subsequentes, que podem ser feitos depois de concluir o ensino médio do Pronatec.
6) FIZ O ENEM HÁ DOIS ANOS OU MAIS. POSSO ME INSCREVER NO SISUTEC?
Não. O Sisutec exige que o candidato tenha participado do Enem no ano imediatamente anterior. É possível tentar entrar no Sisutec pelo processo de vagas remanescentes, ou terceira chamada, que também tem inscrição pela internet e não exige o Enem.
7) O CURSO É TOTALMENTE GRATUITO OU DEVEREI PAGAR ALGUMA TAXA DURANTE O PROCESSO?
O aluno não precisa pagar nada para fazer o curso. O Pronatec é custeado pelo Governo Federal.
8) SOU ESTUDANTE E GOSTARIA DE SABER SE FUI SELECIONADO PARA UM CURSO.
Você deve entrar em contato com a instituição de ensino em que fez sua matrícula.
9) PRECISO TER CONCLUÍDO O ENSINO MÉDIO PARA CURSAR O PRONATEC?
Não. Estudantes matriculados no Ensino Médio de escolas públicas podem se matricular assim como egressos do Ensino Fundamental na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), com idade igual ou superior a 18 anos e também estudantes que concluíram o Ensino Médio.
10) COMO FUNCIONA A 3° CHAMADA?
A ocupação de vagas remanescentes não preenchidas por candidatos selecionados em 1ª e 2ª chamadas será feita a partir do procedimento de inscrição on-line, no sítio
11) HÁ A POSSIBLIDADE DE TRANSFERÊNCIA DE INSTITUIÇÃO AO DECORRER DO CURSO?
O Edital do processo Seletivo de 2014 não prevê a transferência de curso. A instituição de ensino poderá remanejar os estudantes de turma(s) não formada(s) da respectiva oferta, nos cinco primeiros dias letivos consecutivos, para o mesmo curso em outro turno da mesma unidade de ensino, ocorrendo o cancelamento automático de matrícula caso não haja remanejamento. Turma não formada é aquela que não atingiu, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) de matrículas por oferta, respeitadas os limites de vagas por curso e de formação de turmas.
12) COMO É FEITO O PROCESSO DE ESCOLHA?
Ao final da etapa de inscrição, os candidatos são selecionados automaticamente de acordo com suas notas no Enem. Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisutec em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção. Além da política de 85% das vagas serão preenchidas por estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, de acordo com a Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011. Serão feitas duas chamadas sucessivas, onde em cada uma, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga. Ao final dessas duas chamadas, caso sobrem vagas, abrirá uma terceira chamada.
13) TODOS QUE ESTÃO ESCRITOS FARÃO O CURSO TÉCNICO?
Não. Apenas os mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem.
14) ESTUDEI EM INSTITUIÇÃO PRIVADAS NO ENSINO MÉDIO. POSSO ADERIR AO PRONATEC?
Sim. Se você fez o ensino médio em escola particular como bolsista integral, tem prioridade nas vagas do Sisutec. Caso não tenha sido bolsista, ainda assim pode concorrer a uma vaga do Sisutec pois, apesar de 85% delas serem destinadas a alunos de escolas públicas e bolsistas integrais de escolas particulares, as vagas restantes são de livre concorrência. Além disso, na terceira chamada do Sisutec, que tem o objetivo de preencher as vagas remanescentes, qualquer pessoa pode se inscrever independentemente da renda, sem necessidade de ter estudado em escola pública e de ter feito o Enem.
15) TENHO DIREITO A UMA AJUDA DE CUSTO NO VALOR DO TRANSPORTE?
Dependendo da carga horária do curso e da instituição onde ele é realizado, pode sim haver ajuda de custo. Portanto, é preciso se informar na instituição que oferece o curso pelo qual se interessa.
16) DURANTE QUANTO TEMPO IREI ESTUDAR NA INSTITUIÇÃO?
Os cursos variam entre períodos de 1 ano a 2 anos.
17) COMO FAÇO PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO NO PRONATEC?
As inscrições serão feitas através do portal SISUTEC – Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, porém, para que você não perca essa chance, você poderá realizar sua pré-inscrição através deste site para que a Instituição entre em contato para efetivar sua inscrição durante o prazo estipulado pelo MEC. Para fazer sua pré inscrição clique aqui.
18) AO ME INSCREVER, EU JÁ GARANTO A MINHA VAGA PARA ESTUDAR NA INSTITUIÇÃO?
Não, aos se inscrever você estará concorrendo junto a outros brasileiros que se inscreveram para estudar na mesma instituição e curso escolhido. O resultado dos aprovados será divulgado no final do mês de Março
19) QUANDO INICIAM AS AULAS?
A data de inicio das aulas deve ser verificada diretamente com a instituição.
20) AS AULAS SÃO PRESENCIAIS OU À DISTÂNCIA?
80% das aulas são presenciais e 20% à distância.
21) POSSO ME INSCREVER NO PRONATEC MESMO NÃO TENDO FEITO O ENEM?
Sim. O Enem é obrigatório na primeira e segunda chamada. Caso sobrem vagas, é aberta uma terceira chamada, onde os candidatos interessados devem se inscrever pela internet, não sendo mais obrigatória a nota do Enem.
22) EFETUEI A INSCRIÇÃO EM UM CURSO E GOSTARIA DE MUDÁ-LO. COMO FAÇO?
Durante o período de inscrição, é possível alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
23) ESTOU ATUALMENTE MATRICULADO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. POSSO CONCORRER NOVAMENTE?
Não é possível uma mesma pessoa ocupar, na condição de estudante, simultaneamente, uma vaga em curso técnico no âmbito da Bolsa-Formação e qualquer outra vaga gratuita em curso técnico de nível médio ou em curso de graduação, seja em instituição pública ou por meio de programas financiados pela União, em todo o território nacional, sob pena de cancelamento da matrícula.
24) AONDE ENCONTRO INFORMAÇÕES SOBRE O ANDAMENTO DA INSCRIÇÃO?
O resultado do Sisutec poderá ser consultado no boletim do candidato e nas instituições participantes.
25) HÁ UMA IDADE LIMITE (MÍNIMA OU MÁXIMA) PARA PODER SE INSCREVER?
A idade mínima é de 16 anos para estudantes matriculados no Ensino Médio, inclusive alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Egressos do Ensino Fundamental na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) podem se matricular a partir dos 18 anos. Não há limite de idade.
26) COMO DEVO PROCEDER COM A MATRÍCULA CASO SEJA SELECIONADO PELO SISUTEC?
O candidato selecionado pelo Sisutec deverá verificar junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para matrícula. O prazo para a realização da matrícula está definido no seu comprovante de inscrição, disponível na página do Sisutec.
27) TENHO DIREITO À BOLSA FAMÍLIA. ISSO GARANTE MINHA INSCRIÇÃO NO PRONATEC?
Não.
28) QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO EM CASO DE APROVAÇÃO?
Para se inscrever no Sisutec, o candidato precisará apenas de seu número de inscrição e senha cadastrados no Enem. É necessário, no entanto, que ao fazer sua inscrição, o candidato fique atento aos documentos exigidos para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Esta informação estará disponível no sistema, no momento de sua inscrição.
29) QUANDO COMEÇAM AS PRÓXIMAS INSCRIÇÕES?
O Sisutec realiza dois processos seletivos por ano: um no início do primeiro semestre e outro no início do segundo semestre. Procure informações na secretaria de educação do seu estado, na rede estadual de educação, nos institutos federais ou nas unidades dos serviços nacionais de aprendizagem. Fique atento também ao calendário na home do site ou acompanhe as notícias pelo Facebook do Facapronatec.
30) EU FIZ A PRÉ-INSCRIÇÃO QUAL A PRÓXIMA ETAPA?
A pré-inscrição NÃO GARANTE A SUA INSCRIÇÃO OFICIAL, exigida pelo Ministério da Educação – MEC, que deve ser realizada no portal do Sisutec (www.sisutec.mec.gov.br) durante o período de inscrição oficial. Por isso, atente-se ao calendário divulgado em nosso site e não se esqueça de retornar na fase de inscrição oficial para garantir a sua participação no programa PRONATEC.